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segunda-feira, 27 de julho de 2015

Negocie melhor sabendo lidar com conflitos

Gestão de Conflitos -Conflitos em negociação  1. Qual o problema?
2. Quais as alternativas?
3. Posso negociar?
4. Quem vai negociar?
5. Quando negociar?
6. Como negociar?Conceito de Conflitos
Quando uma das partes percebe que a outra afeta negativamente algo que a primeira considera importante”.
Robbins, 2005. Conflitos-lFuncionários em conflito (negociável ou não?); ou tudo depende? Depende do quê???  Visões dos Conflitos-lConflito é prejudicial?
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lFaz parte de todas as
   relações?
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lO conflito é sadio?  Caminhos do Conflito-lRecusa do conflito: impossibilidade ou recusa de diálogo. Gera inquietação, ansiedade, até mesmo neuroses.
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lCaminho declarado: é o caminho da guerra, da luta que resulta na intenção declarada de eliminar o outro.
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lCaminho assumido: é o caminho da solução do problema, cada uma das partes aceita, automaticamente, examinar a situação  e se esforçar na busca de uma solução.
 
  Conflito se transforma em problema a ser resolvido.  Tipos de Conflito-  lConflito nas tarefas: relação com objetivos e conteúdo do trabalho.
  Joana é secretária da empresa e sempre foi responsável pelo agendamento do uso da sala de reuniões.  A empresa foi informatizada e hoje qualquer pessoa pode agendar uma reunião no horário desejado bastando consultar o site interno.  No entanto, toda vez que um funcionário entra na sala de reunião para prepará-la, Joana fica extremamente irritada porque afirma não ter sido informada.lConflitos de Relacionamento: relações interpessoais (valores e personalidade)
¡Ana começou a trabalhar há 2 meses no departamento de Compras onde Paulo é funcionário antigo.  Paulo e seus colegas criaram o hábito de cumprir rigorosamente os horários de entrada e saída da empresa, Ana por sua vez fica constantemente além do horário. Quando chega atrasada acha isso natural uma vez que seu superior nunca questionou este comportamento.  Ana é motivo de discussão de Paulo e seus colegas....
¡Abelardo coordena uma equipe de funcionários de uma fábrica, ele e os funcionários estão perplexos com um novo funcionário que tem o insistente comportamento de questionar todas as decisões do chefe e dos colegas.lConflitos de Processo: forma como o trabalho é realizado.
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lExemplo: alguém muda  a forma de realização de um processo de trabalho, ninguém concorda com a mudança ainda que seja mais efetivo e econômico. Com essa mudança, o funcionário do departamento A fica entediado devido à falta de atividades ao longo do dia enquanto o funcionário do departamento B encontra-se fisicamente estressado pelo excesso de atribuições que recebeu. VOCÊ JÁ VIU ESTE TIPO DE SITUAÇÃO OCORRENDO? O  Conflito ocorre por: 1.Incompatibilidade: ocorre quando há problemas relacionados a:
¡Comunicação: ruído de comunicação;
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¡Estrutura: conflito de metas e tarefas;
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¡Pessoas: conflito de valores e personalidade.2. Entendimento e Personalização:  conflito é percebido e pode ser sentido e entendido de forma positiva ou negativa.  
 
  Ex: O gerente e o Diretor executivo percebem a existência de conflito de forma diferente quando o supervisor de RH questiona todas as decisões tomadas. O segundo considera o  processo positivo enquanto o primeiro como uma ameaça.. Intenções de cooperação com o outro (satisfazê-lo) ou auto-afirmação (satisfazer a si mesmo). Comportamento: ocorre quando o conflito se torna visível através de declarações e reações das partes envolvidas. EX.: discussões, manifestações de grevistas.lConflitos entre Matriz e Pessoal das Filiais: Envolve pessoas que não se conhecem ou se conhecem mal e desconfiam umas das outras.
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l1° Caso:  O pessoal da filial sistematicamente critica tudo aquilo que vem da matriz e vice-versa.
l2° Caso :  O Coordenador da Área de  Remuneração da Matriz é encarregado da instruir  sobre o novo processo de remuneração a  ser implantado em todas as Filiais da empresa no Brasil.  Ao instruir o funcionário responsável em Porto Alegre, o coordenador explica o novo processo, só que o funcionário se mostra defensivo a adotar por alegar ser muito complicado e de difícil implementação pelas especificidades da filial.  O sistema acaba sendo implantado após muita resistência e com problemas de toda ordem (erros, atrasos). O coordenador alega que os problemas advém do comportamento do  funcionário que  não possui capacidade de realizar o novo processo nem boa vontade. O funcionário diz que o que eles tinham era melhor e funcionava bem. Este novo tem muitas desvantagens e tem como provar. Além disso, acha que o que serve para a matriz nem sempre serve para as filiais...lConflitos entre chefes e subordinados: envolve chefes com interesses que batem com o dos subordinados e estes começam um processo de resistência.
  1° Caso: O chefe que acusa, obriga e não escuta.
  Ex.: O chefe delega a responsabilidade de um departamento a dois gerentes.  Os dois não chegam a um consenso quanto a quem é responsável pelo quê  e o chefe os acusa de não darem conta do recado. Eles tentam explicar o que houve de errado, ele não escuta. Eles pedem que ele  faça a intermediação e ele tira o corpo fora da decisão.
  2° Caso:
  Ex.: O chefe faz uma supervisão no setor e percebe que há um certo excesso de liberdades quanto à saídas, intervalos e telefonemas.  Os funcionários se sentem ameaçados com a supervisão e acabam chegando, à pedido dos funcionários a um acordo para estabelecer um horário de intervalo.  A mesma funcionária que propôs o intervalo informa que seu filho está doente e pede pra se ausentar.  Na semana seguinte duas outras funcionárias se ausentam alegando que o chefe estabeleceu regra de liberação de pessoal quando os filhos se encontram doentes...lonflitos entre subordinados e chefes: colocam em jogo subordinados que vivem relacionamentos delicados com o superior.
   Há freqüentes conflitos que provocam amargura e desmotivação. O subordinado se sente vítima do chefe. 
  O funcionário pode não se sentir notado e começar a falhar.  Pode ocorrer dos colegas tentarem motivá-lo para que realize as suas tarefas com eficácia. Porém, por mais que faça com eficiência seu trabalho ele não se sente reconhecido Por que nasce o conflito?Por que as pessoas não tem necessariamente os mesmos valores que você defende. Cabe ao negociador entender  os valores e motivações das partes, esclarecer as condições do conflito e propor acordos.
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  Nunca existe uma única fonte de conflito.  Portanto devem ser identificadas todas as partes.
lOpiniões diferentes;
lInterpretações diferentes;
lJulgamento diferente das suas ações e dos outros;
  As crises podem ser causadas pelo aumento excessivo do nível de stress, este por sua vez pode ser detectado por uma série de razões:
lSobrecarga de atividades,
lSentimento de insegurança e discordância de valores;
lConflito de metas e tarefas.Alto grau de stress  =  pode ser em decorrência  da pouca satisfação que o individuo tem  com o trabalho que desenvolve, causando o desejo de abandonar o emprego.
  Alguns efeitos do stress:
l  efeitos subjetivos: ansiedade, agressividade, apatia, impaciência, depressão, cansaço, solidão.
l  efeitos comportamentais: consumo de drogas ilegais, excesso de tabaco e álcool, instabilidade.
l  efeitos cognitivos: falta de concentração, incapacidade de tomar decisões, lapsos de memória.
l  efeitos físicos: aumento de pressão arterial, obesidade, anorexia, bulimia, falta de ar, suor.
l  efeitos sobre a organização: distração, más relações, baixa produtividade, trabalho sem qualidade.  Resolução de Problemas 



através
da Administração
de Conflitos.
A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.vLidar com o conflito consiste em trabalhar com grupos e tentar romper alguns estereótipos vigentes na organização.Criar tarefas a serem executadas em conjunto por grupos diferentes é uma forma de garantir que seu cumprimento seja reconhecido pelo trabalho dos grupos.Criar tarefas a serem executadas em conjunto por grupos diferentes é uma forma de garantir que seu cumprimento seja reconhecido pelo trabalho dos grupos.Criar tarefas a serem executadas em conjunto por grupos diferentes é uma forma de garantir que seu cumprimento seja reconhecido pelo trabalho dos grupos.Estratégias de negociação.Estilos de Administração de Conflitos-Competição: busca satisfação dos interesses, tenta convencer a outra parte, leva a outra parte a aceitar a culpa.Colaboração: contempla os interesses das partes envolvidas, busca resultado benéfico para ambas.Acomodação: tende a apaziguar a situação, chegando a colocar as necessidades e interesses da outra parte acima dos seus (fuga). Caracteriza-se pelo comportamento submisso.
 Compromisso: uma das partes do conflito desiste de alguns pontos ou itens, levando a distribuir os resultados entre ambas as partes.Estilos de Gestores de conflito-1)O que evita: este gestor evita os conflitos, chega a dar razão a outra parte, mesmo que não tenha, só para que o conflito não apareça...
2) O calmo: permite os conflitos mas sem grandes discussões sobre o assunto. Quando conflito maior, desiste da posição.
3)O ditador: independente da opinião dos demais envolvidos, o ditador tem que vencer sempre. Em algumas situações é benéfico (situações de emergência, necessidade de tomada de decisões pouco populares).
4)O colaborativo: tenta chegar a um acordo comum a todos e que minimize as perdas das partes envolvidas. Algumas vezes temos problemas com este estilo que parece a princípio  o mais adequado (ex.: quando o tempo é curto para uma decisão, estabelecer longos debates para obter consenso não é aplicável)Etapas da solução de um conflito-1.Identificar o problema;Determinar a natureza do conflito.
Saber se as pessoas envolvidas estão conscientes do problema e dispostas a buscar a solução.2.Analisar e escolher a melhor solução-Transformar o negativo em positivo, diversidade de idéias, respeito às características individuais, conciliar os opostos.Colocar em prática;. Avaliar os resultados.Manutenção;Acompanhamento e avaliação.Para a solução de um conflito é necessário:Saber comunicar;
Saber ouvir;
Saber perguntar;
Controle emocional;
Colaboração;
Empatia.11 Sugestões para uma boa administração de conflitos-1.Procure soluções, não culpados;
2.Analise a situação;
3.Mantenha um clima de respeito;
4.Aperfeiçoe a habilidade de ouvir e falar;
5.Seja construtivo ao fazer uma crítica;
6.Procure a solução Ganha-ganha;7. Aja sempre no sentido de eliminar os conflitos;
8. Evite preconceitos;
9. Mantenha a calma;
10. Quando estiver errado, reconheça;
11. Não varra os problemas para debaixo do tapete. O manejo de situações de conflito é essencial para as pessoas e as organizações como fonte geradora de mudanças, pois das tensões conflitivas, dos diferentes interesses das partes envolvidas é que nascem as oportunidades de crescimento mútuo.RESILIÊNCIA-A arte de ser flexível.Termo utilizado pela física: capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido uma pressão.Capacidade do indivíduo se moldar frente às dificuldades.Capacidade de responder de forma mais consistente aos desafios e dificuldades;Capacidade de reagir com flexibilidade;
Capacidade de recuperação diante de desafios e circunstâncias desfavoráveis;
Atitude otimista, positiva e perseverante
Equilíbrio dinâmico durante e após embates.Melhor preparação do indivíduo para suportar pressões;
Flexibilidade sem perder os objetivos.
Criatividade.Quer saber mais como resolver conflitos em uma negociação?Então acesse o link seguinte:http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao117783&url=cursos/gestao-de-conflitos

Um comentário:

  1. os conflitos são inevitáveis e inerente á natureza humana.mas existem soluções inteligentes para resolvê-los.leia o post acima e saiba mais.

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