2. Quais as alternativas?
3. Posso negociar?
4. Quem vai negociar?
5. Quando negociar?
6. Como
negociar?Conceito de
Conflitos
“Quando uma das partes
percebe que a outra afeta negativamente algo que a primeira considera
importante”.
Robbins,
2005. Conflitos-lFuncionários em conflito
(negociável ou não?); ou tudo depende? Depende do quê??? Visões dos Conflitos-lConflito é prejudicial?
l
lFaz parte de todas as
relações?
l
lO conflito é sadio? Caminhos do Conflito-lRecusa do conflito: impossibilidade ou recusa de diálogo. Gera
inquietação, ansiedade, até mesmo neuroses.
l
lCaminho declarado: é o caminho da guerra, da luta que resulta
na intenção declarada de eliminar o outro.
l
lCaminho assumido: é o caminho da solução do problema, cada uma
das partes aceita, automaticamente, examinar a situação e se esforçar na busca de uma solução.
Conflito se transforma em problema a ser
resolvido. Tipos de Conflito- lConflito nas tarefas: relação com objetivos e
conteúdo do trabalho.
Joana
é secretária da empresa e sempre foi responsável pelo agendamento do uso da
sala de reuniões. A empresa foi
informatizada e hoje qualquer pessoa pode agendar uma reunião no horário
desejado bastando consultar o site interno.
No entanto, toda vez que um funcionário entra na sala de reunião para
prepará-la, Joana fica extremamente irritada porque afirma não ter sido
informada.lConflitos de Relacionamento: relações
interpessoais (valores e personalidade)
¡Ana
começou a trabalhar há 2 meses no departamento de Compras onde Paulo é
funcionário antigo. Paulo e seus colegas
criaram o hábito de cumprir rigorosamente os horários de entrada e saída da
empresa, Ana por sua vez fica constantemente além do horário. Quando chega
atrasada acha isso natural uma vez que seu superior nunca questionou este
comportamento. Ana é motivo de discussão
de Paulo e seus colegas....
¡Abelardo
coordena uma equipe de funcionários de uma fábrica, ele e os funcionários estão
perplexos com um novo funcionário que tem o insistente comportamento de
questionar todas as decisões do chefe e dos colegas.lConflitos de Processo: forma como o trabalho
é realizado.
l
lExemplo: alguém muda a forma de realização de um processo de
trabalho, ninguém concorda com a mudança ainda que seja mais efetivo e
econômico. Com essa mudança, o funcionário do departamento A fica entediado
devido à falta de atividades ao longo do dia enquanto o funcionário do
departamento B encontra-se fisicamente estressado pelo excesso de atribuições
que recebeu. VOCÊ JÁ VIU ESTE TIPO DE SITUAÇÃO
OCORRENDO? O Conflito ocorre por: 1.Incompatibilidade: ocorre quando há problemas
relacionados a:
●
¡Comunicação: ruído de comunicação;
¡
¡Estrutura: conflito de metas e tarefas;
¡
¡Pessoas: conflito de valores e personalidade.2. Entendimento
e Personalização: conflito é percebido e pode ser sentido e
entendido de forma positiva ou negativa.
Ex: O
gerente e o Diretor executivo percebem a existência de conflito de forma
diferente quando o supervisor de RH questiona todas as decisões tomadas. O
segundo considera o processo positivo
enquanto o primeiro como uma ameaça.. Intenções
de cooperação com o outro (satisfazê-lo) ou auto-afirmação (satisfazer a si
mesmo). Comportamento: ocorre quando o
conflito se torna visível através de declarações e reações das partes
envolvidas. EX.: discussões, manifestações de grevistas.lConflitos entre Matriz e Pessoal das Filiais:
Envolve pessoas que não se conhecem ou se conhecem mal e desconfiam umas das
outras.
l
l1° Caso: O
pessoal da filial sistematicamente critica tudo aquilo que vem da matriz e
vice-versa.
l2° Caso : O
Coordenador da Área de Remuneração da
Matriz é encarregado da instruir sobre o
novo processo de remuneração a ser
implantado em todas as Filiais da empresa no Brasil. Ao instruir o funcionário responsável em
Porto Alegre, o coordenador explica o novo processo, só que o funcionário se mostra
defensivo a adotar por alegar ser muito complicado e de difícil implementação
pelas especificidades da filial. O
sistema acaba sendo implantado após muita resistência e com problemas de toda
ordem (erros, atrasos). O coordenador alega que os problemas advém do
comportamento do funcionário que não possui capacidade de realizar o novo
processo nem boa vontade. O funcionário diz que o que eles tinham era melhor e
funcionava bem. Este novo tem muitas desvantagens e tem como provar. Além
disso, acha que o que serve para a matriz nem sempre serve para as filiais...lConflitos entre chefes e subordinados:
envolve chefes com interesses que batem com o dos subordinados e estes começam
um processo de resistência.
1° Caso: O chefe que acusa, obriga
e não escuta.
Ex.: O chefe delega a responsabilidade de um departamento a dois
gerentes. Os dois não chegam a um
consenso quanto a quem é responsável pelo quê
e o chefe os acusa de não darem conta do recado. Eles tentam explicar o
que houve de errado, ele não escuta. Eles pedem que ele faça a intermediação e ele tira o corpo fora
da decisão.
2° Caso:
Ex.: O chefe faz uma supervisão no setor e percebe que há um certo
excesso de liberdades quanto à saídas, intervalos e telefonemas. Os funcionários se sentem ameaçados com a
supervisão e acabam chegando, à pedido dos funcionários a um acordo para
estabelecer um horário de intervalo. A
mesma funcionária que propôs o intervalo informa que seu filho está doente e
pede pra se ausentar. Na semana seguinte
duas outras funcionárias se ausentam alegando que o chefe estabeleceu regra de
liberação de pessoal quando os filhos se encontram doentes...lonflitos entre subordinados e
chefes: colocam em jogo subordinados que vivem relacionamentos delicados com o
superior.
Há
freqüentes conflitos que provocam amargura e desmotivação. O subordinado se
sente vítima do chefe.
O
funcionário pode não se sentir notado e começar a falhar. Pode ocorrer dos colegas tentarem motivá-lo
para que realize as suas tarefas com eficácia. Porém, por mais que faça com
eficiência seu trabalho ele não se sente reconhecido Por que nasce o conflito?Por que as pessoas não tem
necessariamente os mesmos valores que você defende. Cabe ao negociador
entender os valores e motivações das
partes, esclarecer as condições do conflito e propor acordos.
l
Nunca existe uma única fonte de conflito. Portanto devem ser identificadas todas as
partes.
lOpiniões diferentes;
lInterpretações diferentes;
lJulgamento diferente das
suas ações e dos outros;
As crises podem ser causadas pelo aumento excessivo do nível de
stress, este por sua vez pode ser detectado por uma série de razões:
lSobrecarga de atividades,
lSentimento de insegurança
e discordância de valores;
lConflito de metas e
tarefas.Alto grau de stress = pode
ser em decorrência da pouca satisfação
que o individuo tem com o trabalho que
desenvolve, causando o desejo de abandonar o emprego.
Alguns efeitos do stress:
l efeitos subjetivos: ansiedade, agressividade, apatia, impaciência,
depressão, cansaço, solidão.
l efeitos comportamentais: consumo de drogas ilegais, excesso de
tabaco e álcool, instabilidade.
l efeitos cognitivos: falta de concentração, incapacidade de tomar
decisões, lapsos de memória.
l efeitos físicos: aumento de pressão arterial, obesidade, anorexia,
bulimia, falta de ar, suor.
l efeitos sobre a organização: distração, más relações, baixa
produtividade, trabalho sem qualidade.
Resolução de Problemas
através
da Administração
de Conflitos.A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.vLidar com o conflito consiste em trabalhar com grupos e tentar romper alguns estereótipos vigentes na organização.Criar tarefas a serem executadas em conjunto por grupos diferentes é uma forma de garantir que seu cumprimento seja reconhecido pelo trabalho dos grupos.Criar tarefas a serem executadas em conjunto por grupos diferentes é uma forma de garantir que seu cumprimento seja reconhecido pelo trabalho dos grupos.Criar tarefas a serem executadas em conjunto por grupos diferentes é uma forma de garantir que seu cumprimento seja reconhecido pelo trabalho dos grupos.Estratégias de negociação.Estilos de Administração de Conflitos-Competição: busca satisfação dos interesses, tenta convencer a outra parte, leva a outra parte a aceitar a culpa.Colaboração: contempla os interesses das partes envolvidas, busca resultado benéfico para ambas.Acomodação: tende a apaziguar a situação, chegando a colocar as necessidades e interesses da outra parte acima dos seus (fuga). Caracteriza-se pelo comportamento submisso.
Compromisso: uma das partes do conflito
desiste de alguns pontos ou itens, levando a distribuir os resultados entre
ambas as partes.Estilos
de Gestores de conflito-1)O que evita: este gestor evita os
conflitos, chega a dar razão a outra parte, mesmo que não tenha, só para que o
conflito não apareça...
2) O
calmo: permite os conflitos mas sem grandes discussões sobre o
assunto. Quando conflito maior, desiste da posição.
3)O ditador: independente
da opinião dos demais envolvidos, o ditador tem que vencer sempre. Em algumas
situações é benéfico (situações de emergência, necessidade de tomada de
decisões pouco populares).
4)O colaborativo: tenta chegar a um
acordo comum a todos e que minimize as perdas das partes envolvidas. Algumas
vezes temos problemas com este estilo que parece a princípio o mais adequado (ex.: quando o tempo é curto
para uma decisão, estabelecer longos debates para obter consenso não é
aplicável)Etapas
da solução de um conflito-1.Identificar o problema;Determinar a natureza do conflito.
Saber se as pessoas envolvidas estão
conscientes do problema e dispostas a buscar a solução.2.Analisar e escolher a melhor solução-Transformar o negativo em positivo,
diversidade de idéias, respeito às características individuais, conciliar os
opostos.Colocar em prática;. Avaliar os resultados.Manutenção;Acompanhamento e avaliação.Para
a solução de um conflito é necessário:Saber comunicar;
Saber ouvir;
Saber perguntar;
Controle emocional;
Colaboração;
Empatia.11 Sugestões para uma boa administração
de conflitos-1.Procure soluções, não culpados;
2.Analise a situação;
3.Mantenha um clima de respeito;
4.Aperfeiçoe a habilidade de ouvir e falar;
5.Seja construtivo ao fazer uma crítica;
6.Procure a solução Ganha-ganha;7. Aja sempre no sentido de eliminar os
conflitos;
8. Evite preconceitos;
9. Mantenha a calma;
10. Quando estiver errado, reconheça;
11. Não varra os problemas para debaixo
do tapete. O manejo de situações de conflito é
essencial para as pessoas e as organizações como fonte geradora de mudanças,
pois das tensões conflitivas, dos diferentes interesses das partes envolvidas é que
nascem as oportunidades de crescimento mútuo.RESILIÊNCIA-A arte de ser flexível.Termo utilizado pela física: capacidade
de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido uma pressão.Capacidade do indivíduo se moldar frente
às dificuldades.Capacidade de responder de forma mais
consistente aos desafios e dificuldades;Capacidade de reagir com flexibilidade;
Capacidade de recuperação diante de
desafios e circunstâncias desfavoráveis;
Atitude otimista, positiva e
perseverante
Equilíbrio dinâmico durante e após
embates.Melhor preparação do indivíduo para
suportar pressões;
Flexibilidade sem perder os objetivos.
Criatividade.Quer saber mais como resolver conflitos em uma negociação?Então acesse o link seguinte:http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao117783&url=cursos/gestao-de-conflitos
os conflitos são inevitáveis e inerente á natureza humana.mas existem soluções inteligentes para resolvê-los.leia o post acima e saiba mais.
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