cursos24horas

terça-feira, 7 de abril de 2015

O que se entende por liderança



Poucos temas são tão discutidos hoje em dia no mundo dos negócios quanto a questão da liderança.É difícil ouvir um consultor ou participar de um seminário que não trate do assunto.Isso sem falar das centenas de livros que procuram identificar as características que fazem de um comandante sem brilho um líder de verdade,respeitado e admirado por seus comandados.Ser um bom líder não significa apenas dar ordens ás pessoas.Tampouco significa gerenciar só a operação do negócio.Para o guru da administração,Peter Drucker,os bons líderes são aqueles que levam seus seguidores a fazer a coisa certa.Fazem seus subordinados agirem como se tivessem ouvido um chamado.Um bom exemplo de como os bons líderes se destacam é quando comparamos ao caso de um exército em plena guerra.Em tempos de guerra os líderes de verdade se tornam fundamentais.São eles que farão com que os soldados superem limites,que antes pareciam intransponíveis,com balas e granadas voando sobre suas cabeças.Só os grandes líderes farão com que os soldados atinjam resultados extraordinários em momentos de adrenalina máxima.Dar para ensinar alguém a liderar de forma correta? sim.Assim concordam a maioria dos especialistas dessa área.Mas,para alcançar bons resultados, a pessoa precisa ter vontade de ser um líder,gostar de pessoas e de saber de lidar com situações complicadas .Ele deve se posicionar com firmeza diantes das tarefas que lhes serão impostas no dia a dia.O primeiro passo para se tornar um bom líder é fazer uma auto-avaliação.Nesse processo de se conhecer a si mesmo,o líder conhece suas fraquezas e forças.Você é uma pessoa que sabe valorizar as opiniões alheias e gosta de ouvir o que as pessoas tem a dizer?Ou é dono da verdade e individualista?Há uma forte ligação entre personalidade,estilo de liderança,cultura empresarial,processo de tomada de decisão e estratégia.Além de buscar o auto-conhecimento,o bom líder confere significado ao seu trabalho e ao de seus comandados.Para serem felizes as pessoas precisam acreditar que estão trabalhando em algo realmente importante para elas.Precisam se comprometer com seu objetivo de vida.Um bom exemplo disso aconteceu com John Sculley,executivo contratado em 1984 para dirigir a Apple,um dos principais fabricantes de computadores do mundo,que naquela ocasião ainda engatinhava.Steve Jobs,o visionário da Apple,precisava de um executivo ortodoxo para ajudar a inscrever a empresa no clube das marcas respeitadas pelo mercado.Convidou,então,Sculley,que era o gerente dois da Pepsi.A reação inicial dele foi recusar a oferta de Steve Jobs.Como poderia trocar a Pepsi por um negócio que ele qualificou de uma empresa caseira,de fundo de quintal.?Mas Steve olhou fixamente para ele e perguntou:´você quer vender água com açúcar o resto da vida ou prefere se juntar a mim para mudar o mundo?Sculley preferiu assumir o cargo de principal executivo da Apple e lá permaneceu por 10 anos.Lição dessa história:acredite sinceramente naquilo que faz e em si mesmo.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário